quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

QUEM PAGA A CONTA DA CORRUPÇÃO?

compartilhe esse post com seus amigos

Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 11/12/2014 - A193

“O que acontecia na Petrobras acontece no Brasil inteiro: nas rodovias, nas ferrovias, nos portos, nos aeroportos, nas hidrelétricas! É só pesquisar”. Essa declaração do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, prestada na sessão da CPI Mista da Petrobras no último dia 2, evidencia aquilo que todo mundo está careca de saber. Mesmo assim, o choque de realidade dilacera nosso espírito, jogando por terra qualquer ínfimo traço de esperança de que o Brasil ainda pode ter jeito. Por mais que sejamos plenamente convictos da existência do diabo ninguém é capaz de imaginar o pavor de estar frente a frente com o chifrudo. Pois é. Todo o frenesi provocado pela Operação Lava Jato nos colocou de cara com aquilo que sabíamos, mas que temíamos de fato existir. Ou seja, uma monumental e ultra hiper capilarizada estrutura de corrupção presente em TODA administração pública. É como se o Brasil inteiro fosse um grande reduto de criminosos afeitos à pratica do peculato (cerca de 11 milhões de indivíduos). E para tornar o quadro ainda mais sombrio, o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, sr. Claudio Abramo, afirmou à Revista Exame que a corrupção brasileira só teria algum tipo de solução se todos os funcionários públicos fossem substituídos, demonstrando assim o estado crônico e irreversível da corrupção no país.

Segundo o sr. Abramo os partidos querem cargos para roubar. Suas palavras nos levam a deduzir que toda a estrutura da administração pública foi construída sob medida para facilitar e fomentar a roubalheira, ainda mais quando tudo é acobertado por um sistema legal prontinho para facilitar a vida dos ladrões. Daí, a impossibilidade de estancar a sangria dos cofres públicos. A tal sessão da CPI mista da semana passada se mostrou um grotesco teatro de dissimulações, visto que todos os presentes são ativos protagonistas de esquemas ilegais. Dessa forma, o ex-diretor Paulo Roberto Costa, assim como o juiz federal Sérgio Moro e também o ministro Joaquim Barbosa podem ser considerados produtos de uma anomalia do sistema corrupto, uma vez que perverteram totalmente a ordem estabelecida e cristalizada na deteriorada cultura do povo brasileiro que encara a corrupção com a maior naturalidade do mundo. O padrão, o padrão vigente é representado pela postura do outro ex-diretor presente na mesma CPI mista, sr. Nestor Cerveró, que simplesmente afirmou desconhecer qualquer tipo de irregularidade na Petrobras. Esse argumento do sr. Cerveró é o que será acatado pelo Supremo Tribunal Federal, anulando assim todo o trabalho do juiz federal Sergio Moro. Essa é a função STF: Inocentar bandidos do círculo íntimo do poder. Afinal de contas, todos os ministros devem lealdade a quem os nomeou. Ou seja, mais uma artimanha do sistema corrupto que ninguém quer mexer porque funciona muito bem. Os figurões do mensalão já estão em casa graças aos malfadados embargos infringentes. É uma festa...

O que mais assusta nessa história toda é que o gigantesco volume de provas e depoimentos em nada abalou o governo, como também não foi suficiente para refrear os infinitos outros esquemas de corrupção que estão em andamento nesse exato momento. Também, provavelmente, tudo que foi levantado não será suficiente para condenar qualquer um dos investigados, visto que nosso sistema judicial está prontinho e disponível para liberar geral, mesmo que milhões e bilhões de reais sejam encontrados em contas criminosas no exterior. Nada, absolutamente nada será capaz de resultar em punição porque todo mundo tá no esquema: de cima a baixo; de ponta a ponta: federal, estadual, municipal; legislativo, executivo, judiciário. Tá tudo dominado. É a máfia Brasil em seu pleno vigor.

Outro fato assustador revelado nos últimos dias tem a ver com as cifras estratosféricas. Aquela prosaica história do Fiat Elba do ex-presidente Collor deu lugar a números bilionários. Só o doleiro Alberto Youssef movimentou dezenas de bilhões de reais. Agora, multiplique isso pelos milhares de outros Youssefs que estão nesse exato momento operando outros ainda desconhecidos e multibilionários esquemas de corrupção. É muito, muito dinheiro.

E adivinha quem paga a conta da corrupção? Claro, os impostos. É do nosso suor que sai o dinheiro que abarrota o bolso dos corruptos de todos os naipes e facções. Por isso é que pagamos impostos nórdicos sem que nenhum retorno seja percebido. Taí o motivo de tantas mortes nos corredores dos hospitais por falta de atendimento médico. Taí a falta de estradas, de escolas, de qualidade dos serviços públicos em geral. Taí a raiz da esculhambação que se transformou a administração pública brasileira. Taí o motivo de tanto imposto arrecadado nunca ser suficiente, fazendo com que todo dia sejamos notificados das intenções governamentais de aumento da carga tributária. Afinal de contas, a fome do corrupto é insaciável. Recentemente, o governo do Paraná anunciou um brutal aumento de ICMS para milhares de produtos. E como é de praxe, basta um fazer para os outros seguirem o mesmo caminho. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Quem está disposto a continuar financiando passivamente os bilionários esquemas de corrupção com tantos e pesadíssimos impostos? Quem?


#corrupção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.