terça-feira, 2 de dezembro de 2014

CONTRATAR OU NÃO UMA AUDITORIA

compartilhe esse post com seus amigos

Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 02/12/2014 - A192

Alguns empresários acreditam que somente companhias de capital aberto devem contratar serviços de auditoria. Na realidade, a auditoria contábil, por exemplo, é parte integrante e necessária da estrutura de controle de qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, uma vez que seu papel principal é averiguar o cumprimento da correta aplicação de normas técnicas e legais. O trabalho do auditor visa não somente garantir a redução de riscos relacionados a autuações fiscais, mas principalmente assegurar um padrão razoável de controle dos processos internos de qualquer tipo de organização. Com isso é possível reduzir drasticamente as perdas decorrentes de ineficiência operacional ou de fraudes internas, muito comuns num país contaminado até o último fio de cabelo pela corrupção. Portanto, quem não dispõe de mecanismos minimamente estruturados de controle interno fica exposto a todo tipo de intempérie.

Ao contrário do que ocorre em diversos países, a auditoria é um elemento exótico na cultura empresarial brasileira. De acordo com estudos da consultoria Crowe Horwath RCS/10, o Brasil é uma das nações com a menor taxa de auditores por habitante, o que poderia justificar o motivo de tantas fraudes e de tanta corrupção no nosso país. Enquanto aqui a taxa é de um auditor para cada 24.600 habitantes, na Holanda é um para cada 900 habitantes. Na Inglaterra a taxa é de 1 para 1.300; Canadá, 1 para 1.500. Ou seja, existe aqui uma demanda reprimida para o mercado de auditoria, como também para o próprio mercado contábil de alto nível, visto que só há poucos anos as empresas começaram a despertar para a real importância de controles contábeis eficientes. Por sorte, muita gente está descobrindo que o custo dos serviços de auditorias especializadas é menor que o preço cobrado pelas fraudes e pelos riscos fiscais.

Firmas de auditoria renomadas e com grande expertise acumulada podem auxiliar as empresas em outros assuntos, como por exemplo, reestruturação societária, sucessão familiar, redesenho de diversos tipos de processos organizacionais, recuperação de créditos tributários, assessoramento na implantação de projetos de grande porte, reformulação de controles de inventários para redução de perdas e, principalmente, estruturação de um sistema de controladoria capaz de dar subsídios consistentes à tomada de decisões gerenciais. Outra área sensível que pode ser alvo de melhorias é a de gestão de pessoas, com vistas à redução de riscos trabalhistas. Uma boa firma de auditoria é capaz de resolver um dos mais tormentosos problemas presentes hoje nas empresas: aquele ERP desajustado que inferniza a vida de todo mundo, consome rios de dinheiro e que ainda por cima fragiliza os controles em vez de reforçá-los. 

Mesmo após maciços investimentos em recursos técnicos e humanos, é muito comum o diretor de uma empresa de porte expressivo sentir que sua estrutura de apoio não é suficiente para lhe garantir boas doses de sono tranquilo. Esse apoio complementar pode ser fornecido por uma boa assessoria externa que seja capaz de compensar as defasagens tecnológicas e com isso tornar a estrutura de controle mais forte e as pessoas mais capacitadas para as atividades operacionais. Pesa também a questão do confinamento de modelos administrativos fechados e obsoletos, descompassados com a evolução de práticas modernas e mais eficientes. Quem se isola do mundo envelhece mais rápido, tornando-se vulnerável às ameaças externas. Dessa forma, os serviços especializados de uma auditoria funcionam como um sopro a oxigenar e renovar as estruturas, impedindo assim que elas enferrujem.

As necessidades surgem e com elas as dúvidas: Que tipo de serviço contratar? Quem de fato pode fazer a diferença e efetivamente atender as expectativas de melhorias dos processos operacionais? Quais serviços de auditoria e/ou consultoria possuem uma imagem suficientemente forte no mercado que justifique a contratação de olhos fechados?

Por ser uma atividade muito sensível e fortemente alicerçada na tradição por bons serviços prestados, as firmas de auditoria mais expressivas cobram valores astronômicos, principalmente as famosas “big four”. Acontece que existem alternativas viáveis e adequadas ao objeto da investigação. Também, há diversas situações que merecem uma visão de fora para dentro.


Curta doutorimposto no facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.