terça-feira, 23 de julho de 2013

Diferencial Competitivo da Capacitação Profissional


















Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 23/07/2013 - A132

“Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.” Essa citação do visionário empreendedor estadunidense Henry Ford carrega um denso e profundo significado. Desse modo, pode-se inferir que a Excelência é um mosaico formado por elementos meticulosamente esculpidos de forma que os encaixes resultem numa obra de arte. Assim é o trabalho das equipes de alto desempenho que produz resultados fenomenais. Ou seja, a obra só ficará de todo boa se tudo nela estiver completamente perfeito. De nada combinará um piso bonito com goteira no teto. E no balanço de erros e acertos, as falhas costumam ofuscar as boas iniciativas. Essa circunspeção nos convida a refletir sobre o papel da qualificação profissional nas atividades diárias das empresas e o quanto isso pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de qualquer tipo de negócio.

O Grupo BR Eletron é um exemplo notável de empreendimento bem sucedido. Curiosamente, a coluna mestra dessa empresa é representada pelo alto nível de qualificação do seu pessoal. Mais ainda. Todo o negócio de distribuição de produtos de tecnologia está assentado na capacitação profissional de funcionários e clientes. Por isso é que a sala de treinamento é tão importante quanto o salão de vendas. Os treinamentos são diários e constantes e por esse motivo os clientes são bem atendidos e estão sempre voltando. Os clientes voltam não somente porque o vendedor é bom, mas também porque o almoxarife é competente, o cafezinho é excelente e o ambiente é acolhedor.

O Grupo Bemol é o ícone máximo de eficiência e sucesso aqui da nossa cidade; seus números são simplesmente assombrosos. O atendimento Bemol é algo que impressiona até os clientes fiéis e contumazes, devido à agilidade e precisão dos funcionários envolvidos em todo o processo operacional do negócio. E a razão desse nível de qualidade é um intenso e amplo programa de capacitação profissional que inclui até o envio de multiplicadores para beber na fonte da HSM Educação em São Paulo, uma das mais importantes escolas de negócios do planeta. Cada funcionário da Bemol deve cumprir anualmente uma carga horária de treinamento. E se um colaborador começar a se desviar do padrão de qualidade, ele é imediatamente encaminhado para um programa de reavaliação e reciclagem. Resumo da ópera. Se a Bemol é boa é porque o vendedor é bom, a entrega é pontual e toda uma estrutura de bons profissionais atua nos bastidores.

Infelizmente, para muitos donos de empresas o assunto “capacitação profissional” é algo abstrato e despropositado. As empresas desse pessoal são normalmente entupidas de problemas de todo tipo porque ninguém compreende exatamente sua função e suas responsabilidades na estrutura do negócio. Além do mais, os fluxos de informações são engargalados e obstruídos. E toda a pesada carga de ineficiência acumulada é finalmente jogada nas costas do cliente.

Por essas e outras é que qualquer empresa deveria primar pela capacitação profissional de toda a sua estrutura de negócio. E capacitar não significa exatamente dispender excessivo volume de dinheiro com programas de treinamento. Capacitar é antes de tudo uma filosofia de vida que deve ser incorporada à cultura corporativa. O resto vem por consequência do ideal de organizações do aprendizado. Quem está decidido a chegar a um determinado objetivo encontrará os caminhos certos a percorrer. O aprendizado acontece de diversas formas e a mais ancestral delas é uma boa e frutífera conversa onde se compartilha experiências e pontos de vista diferentes. Há bons exemplos de empresas que com razoável investimento conseguiram se distinguir pela qualidade do seu pessoal.

O ideal é que sempre pudesse haver uma sala de treinamento pronta para desenvolver habilidades e competências. Outro caminho seria buscar parcerias com entidades promotoras de cursos e treinamentos profissionais de custo acessível. Agora mesmo, a Associação Comercial do Amazonas está desenvolvendo um amplo programa de capacitação profissional e entregando o resultado desse trabalho ao empresariado local.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.