terça-feira, 16 de abril de 2013

QUALIDADE CONTÁBIL EM ALTA


Reginaldo de Oliveira
Publicado no Jornal do Commercio dia 16/04/2013 - A118

Não faz muito tempo, o conceito de “contador bom” era relacionado ao profissional capaz de dar um jeito legal a todo tipo de estripulia da direção da empresa. O administrador só lembrava-se do contador em momentos muito específicos de problemas fiscais ou societários. Fora isso, a contabilidade ia acontecendo lá, meio que à revelia da administração. Existe um chavão bem batido que diz que contabilidade é um mal necessário e que o contador é um funcionário público pago pela empresa privada. Ou seja, se a empresa fosse atravessando os anos sem traumas ou abalos oriundos de fiscalizações tributárias, isso era sinal de que o pessoal da contabilidade estava fazendo o seu trabalho corretamente. Esse dito “trabalhar corretamente” incluía verdadeiras engenharias e malabarismos numéricos para transformar operações desencontradas em registros harmoniosos e em conformidade com as normas legais. O contador tinha que ser antes de tudo um bom contador de histórias. Inclusive, circulou em alguns meios escritos o termo “contabilidade criativa”, para o qual muitos torciam o nariz por parecer sinônimo de gambiarra.

Felizmente, muita coisa mudou de uns tempos para cá. E o SPED tem tido um papel fundamental nesse processo de moralização dos procedimentos fiscais e contábeis. O cerco implacável do governo através dos seus instrumentos tecnológicos de controle eletrônico vem de certa forma educando a classe empresarial. Isso, porque o SPED só funciona adequadamente se os processos operacionais estiverem razoavelmente desenhados. Aquela dita engenharia malabarística vem gradualmente sendo substituída pela dedicação a estudos de alto nível técnico de informática, economia e administração, além dos IAS/IFRS/CPC. Isso significa que o espaço ocupado pelo “jeitinho” vem diminuindo rapidamente, visto que o governo tem as notas de compra, tem as notas de venda, tem acesso à parte da movimentação financeira, tem acesso à contabilidade etc. Na realidade, o governo está engolindo as empresas. Muitas, já estão inteiramente no seu estômago, sendo digeridas com sucos amargos. Aquela máxima bíblica do capítulo XV, do Livro de Provérbios que diz “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” foi reescrita pela Receita Federal. Agora, a paranoia está tomando conta dos empresários, visto que “os olhos do SPED estão em todo lugar, contemplando os bons e principalmente os maus contribuintes”.

A necessidade de atendimento das normas do SPED, acompanhada do próprio amadurecimento do mercado, expansão da classe média e aumento do nível educacional da sociedade, vem contribuindo sobremaneira para a implementação de práticas modernas de gestão. Esse movimento está sendo traduzido em aumento da demanda por profissionais melhor qualificados. E obviamente, o contador não poderia escapar dessa situação. O cerco ferrenho do SPED está obrigando as empresas a se voltarem para a melhoria dos seus processos operacionais, como única saída para se manterem no mercado. Ou seja, o rio de dinheiro que desemboca nos cofres do erário está fazendo com que o diretor tenha que rebolar bastante para administrar os poucos recursos que sobram. É nesse momento que surge a imperiosa necessidade de efetiva gestão financeira, fiscal, contábil e administrativa, onde somente os profissionais de alto nível técnico estão preparados para encarar tais desafios.

Por tudo isso é que chegou a vez do Contador (agora, com “C” maiúsculo). Ninguém como ele, possui a visão ampla e profunda dos processos operacionais de uma empresa. Ele é capaz de visualizar o funcionamento da estrutura inteira no seu cérebro. E saber dos fluxos e contra-fluxos; gargalos e obstruções. Inclusive, o próprio processo de convergência às normas internacionais de contabilidade (Lei 11.638/2007) vem provocando uma revolução no universo da contabilidade. O pensar contábil mudou radicalmente; o efeito IFRS derrubou fronteiras e expandiu bruscamente a jurisdição do Contador. Ele passou a ser também economista, engenheiro, administrador etc. Ou seja, para ser possível traduzir toda a complexidade de uma organização em demonstrativos contábeis é necessário também utilizar instrumentos conceituais igualmente complexos. Os administradores já estão tomando ciência dessa ebulição e logo estarão prontos para cobranças mais duras junto ao seu Contador.

Assim, pode-se dizer que finalmente aquele profissional da contabilidade que no passado era preterido por querer ser muito certinho, já começa a ver os espertinhos pelo retrovisor. E aqueles empresários tão acostumados a navegar no mar sereno das manipulações contábeis, agora sentem a tempestade jogar o navio de um lado para o outro. Os tais “jeitinhos” contábeis estão sendo debulhados pelo Fisco com uma facilidade nunca imaginada. E a saída para garantir um nível aceitável de segurança do próprio negócio é contar com a parceria de um profissional contábil preparado para atuar nesse novo ambiente de instabilidades e complexidades técnicas e legais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será publicada assim que for liberada. Grato.